O Labrador Retriever é uma das raças de cachorro mais amadas pelas pessoas ao redor do mundo. Ter um Labrador Retriever é sinônimo de ter um companheiro dócil, inteligente e com diversas outras características que a raça possui. Já sabemos que esse é um cachorro lindo e que cativa qualquer um.

Conheça neste artigo tudo o que precisa saber sobre a raça Labrador Retriever!

Labrador Retriever

Características principais de um Labrador Retriever

 

A seguir as características físicas, de interação e convivência da raça:

  • Altura: 56 ou 57 cm
  • Peso:  30 a 35 kg
  • Cores: preta, amarela ou marrom
  • Vida média: doze anos
  • Personalidade: adaptável, amigável e dócil
  • Relacionamento com as crianças: excelente
  • Relacionamento com outros cães: muito bom
  • Aptidões: coleta de caça menor, cão de companhia e cão-guia para cegos
  • Ambiente adequado: casa com jardim
  • Alimentação do Labrador Retriever:  500 a 600 g diário de alimentos integrais e secos.
  • Correção: nenhum
  • Custo: razoável

Curiosidades sobre o Labrador Retriever

Animais carinhosos

Labrador Retriever não é um cão de colo, mas tenha certeza de que ele vai querer sentar no colo e beijá-lo constantemente. Os labradores gostam de estar sempre perto do dono.

Precisam gastar energia

Os labradores adoram brincar, preferencialmente com seus donos perto deles, onde obtenham confiança. Desde que a raça Labrador Retriever foi projetada para perseguir pássaros em zonas úmidas ou nadar, ele tem muita “energia para queimar”. Como a maioria dos donos de Labrador não tem nem a inclinação, nem o tempo para tirá-los de um fim de semana para caçar, correr e se exercitar, os Labradores precisarão de válvulas de escape para gastar sua energia abundante.

Precisam de espaço

O Labrador Retriever precisa de um pedaço de terra suficiente para se exercitar, e uma cerca é necessária. Como um cão de caça, o Labrador não tem um forte senso de território e não protege sua propriedade da mesma forma que um Rottweiler ou um Dobermann. Isso não significa que ele não seja protetor: ele é muito protetor com sua família e sua casa. De qualquer forma, é mais do que provável que ele saia atrás de um pombo que ele vê esvoaçante ou outros animais.

Não gosta de ficar sozinho

O Labrador Retriever por causa de sua beleza natural e charme não vão gostar de um proprietário que não quer estar perto dele, além de não gostar de ficar muito tempo sozinho.

Como a maioria dos cães de caça, o Labrador Retriever gosta de estar perto de sua família. É verdade que os ancestrais do Labrador eram “canis”, mas o atual Labrador sente-se fortemente inclinado a estar dentro de casa com seu mestre e com aqueles que ama.

Queda de pêlo

O Labrador Retriever perde pêlos, mas apesar de ter uma pelagem curta e densa, não muda menos do que qualquer outro. Além disso, como regra geral, o Labrador não é um animal indolente, mas é um cão e gosta de brincar dentro e fora da casa.

Os proprietários terão que ensiná-lo a cumprir as regras da casa imediatamente, quando o cachorro for um filhote, ou então ele achará que pode brincar sem freio em qualquer lugar. Os labradores podem ser estridentes, barulhentos e desenfreados. Esta é uma característica da raça com os quais seus proprietários devem conviver.