Uma quantidade gigante de americanos consomem algum multivitamínico diariamente, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde. É possível obter pela internet todas as vitaminas que o corpo humano precisa em forma de suplemento. Muitos de nós, ainda, fazem a inclusão nas rotinas do cotidiano, buscando o fortalecimento dos sistemas imunológicos e outras funções corporais. 

 

Contudo, algumas alegações grandiosas foram feitas sobre os suplementos vitamínicos – desde o poder da vitamina C para curar resfriados até o potencial da vitamina D para a cura de qualquer outra condição – que, sob exame científico, foi descoberto como exagerado ou falso. Há muito o que saber sobre a pílula diária! Confira, a seguir!

1. Especialistas dizem que você deve fazer uma boa dieta antes para corrigir as deficiências de vitaminas

Se o seu organismo tem alguma deficiência em relação à vitamina, você pode até recorrer ao suplemento, mas é preciso consertar sua dieta primeiro, de acordo com os especialistas. A Dra. Penny Kris-Etherton, uma professora renomada de Nutrição da Faculdade de Saúde e Desenvolvimento Humano da Pensilvânia, disse que “Nutricionistas recomendam alimentos primeiro porque os alimentos fornecem uma variedade de vitaminas e minerais e também fatores dietéticos que não são encontrados em um suplemento vitamínico ou mineral.

2. Também pode ajudar com as dores da fibromialgia

As mulheres são muito mais propensas do que os homens a ter um diagnóstico de fibromialgia, e a vitamina D pode revelar-se útil para o manejo dos sintomas, de acordo com um estudo de 2014. O estudo, que foi pequeno (realizado com apenas 30 mulheres), descobriu que tomar suplementos de vitamina D reduz os níveis de dor percebida ao longo de 50 semanas.

3. Pesquisas indicam que também pode ser útil para a fertilidade

Se você está lutando com problemas de infertilidade, existem estudos que indicam que a vitamina D pode ajudar. Uma apresentação no Congresso Europeu de Endocrinologia em 2017 sugeriu que alguns testes poderiam ser feitos sobre a ligação entre níveis baixos de vitamina D e fertilidade em homens e mulheres; se esse elo for confirmado em estudos posteriores, a vitamina D pode ser uma maneira fácil de ajudar nos problemas de infertilidade.

4. Também pode melhorar a microflora intestinal

Um estudo em 2016 descobriu que em camundongos que tinham síndrome metabólica, os suplementos de vitamina D pareciam afetar positivamente seus microbiomas intestinais, ou a coleção de bactérias que ajuda o nosso sistema digestivo a funcionar. A síndrome metabólica é uma coleção de condições que aumenta a suscetibilidade ao diabetes tipo 2, derrame e outras doenças. 

 

Ainda não se sabe se esse efeito acontece em humanos também, mas um estudo de 2018 descobriu que cerca de um terço dos adultos americanos têm síndrome metabólica, portanto, pode ser um passo muito importante no tratamento de um problema comum.

5. Há evidências de que o ácido fólico pode ajudar a saúde a longo prazo

O ácido fólico tem uma reputação sólida de ajudar na saúde das mulheres grávidas e seus bebês em crescimento, mas também pode ser um auxílio na saúde geral a longo prazo. O Serviço Nacional de Saúde relata que um grande estudo na China descobriu que o uso prolongado de ácido fólico reduz o risco de derrame e doenças cardiovasculares. É apenas um estudo, portanto, mais trabalho precisa ser feito para replicar as descobertas.

6. A vitamina B pode ajudar os sintomas da esquizofrenia

Vitaminas B – a coleção de vitaminas inclusive B-5 e B-12 – são necessárias para muitos elementos da nossa saúde. Um estudo em 2017 descobriu que adicionar suplementos de vitaminas do complexo B ao tratamento antipsicótico para pessoas com esquizofrenia ajudou a reduzir os sintomas.

7. É errado consumir muita vitamina C

Consumir muita vitamina C, seja em sua dieta ou em suplementos, é uma coisa irreal. Há relatos de que o uso assíduo da vitamina gera diarreia, náusea, azia, gastrite, fadiga, rubor, dor de cabeça e insônia. ou condições renais, gota etc.

 

É muito difícil atingir esse nível de saturação de vitamina C, mas se você estiver apresentando níveis elevados deste elemento vitamínico por muito tempo, é importante consultar o seu médico.

8. Outras vitaminas estão ligadas a problemas de saúde

A Clínica Mayo observou que tanto a vitamina E quanto a vitamina A têm sido associadas a problemas de saúde se consumidas diariamente em pessoas que não precisam dela por motivos médicos. Ambos estavam ligados a um risco maior de morte prematura, assim como o beta-caroteno, que é convertido em vitamina A no organismo. Converse com seu médico sobre quaisquer suplementos que você ingere.

9. O cálcio é bom para os ossos, mas pode causar alguns efeitos colaterais

Suplementos de cálcio podem ajudar com a saúde dos ossos se você não estiver recebendo cálcio suficiente em sua dieta por algum motivo, mas a Harvard Health observa que eles têm sido associados a problemas de saúde. 

10. O impacto das vitaminas na saúde mental parece ser mínimo

Um estudo de 2019 descobriu que tomar suplementos nutricionais não ajuda a prevenir a depressão em pessoas que são classificadas com excesso de peso e em risco de problemas de saúde mental. 

11. Os próximos suplementos podem ter maior sofisticação

Os próximos suplementos a serem produzidos podem fazer uso de métodos diferentes para tentar auxiliar o organismo. Um antioxidante artificial chamado TIME (tempo) está atualmente sendo examinado como a próxima suplementação, e é possível que também possam envolver micróbios intestinais, codificação genética ou outros recursos personalizados para torná-los mais eficazes.

 

Gostou das informações? Compartilhe conosco a sua opinião!