Não importa a época do ano, sempre haverá pessoas viajando para todos os cantos do Brasil e do mundo. Alguns vão em busca de frio, outros de praia, e tem aqueles que querem mesmo é uma boa dose de aventura. Seja qual for o objetivo, em uma coisa todos concordam: economizar na viagem é sempre bom.

De fato, viajar é uma experiência que pode sair bem cara, principalmente se não houver planejamento. Mas, fique tranquilo! É possível, com algumas dicas simples, fazer com que a sua viagem dos sonhos caiba no bolso. Confira:

  1. Escolha um destino barato

Há uma infinidade de destinos para se viajar, que vão muito além daqueles tradicionais que você costuma ver nas agências de viagem. Em geral, destinos menos badalados turisticamente costumam ser mais baratos e menos cheios, mas, nem por isso são menos interessantes.

Na hora de fazer a escolha, analise o preço das passagens, valor da moeda local em relação ao real, hospedagens e o custo de vida local. Além de te ajudar a selecionar o mais em conta, ainda será uma excelente forma de se planejar financeiramente.

  1. Prefira a baixa temporada

Independente do lugar, todo destino na alta temporada torna-se mais caro. Se o seu calendário de férias for flexível e permitir adaptações, vale a pena cogitar as estações menos procuradas pelos viajantes como primavera e outro. Seu bolso agradece e sua paciência também, afinal, ninguém merece enfrentar filas de turistas por todo lado.

  1. Dê chance para as hospedagens alternativas

Que tal deixar de lado os resorts de luxo e cogitar uma pousada? Ou, até mesmo, um albergue, onde se compartilha o espaço com outros turistas? Se a sua intenção é economizar, abrir a mente para novas alternativas é uma boa opção. Além disso, essa é uma boa forma de confraternizar com outras pessoas, conhecer novas culturas e até treinar o idioma.

Agora, quer economizar de verdade? Dê uma olhada nos sites de acomodação temporária compartilhada, como o Couchsurfing, por exemplo. Nele é possível encontrar acomodação de graça, em qualquer lugar do mundo. Esta é uma boa alternativa para os aventureiros de plantão.

  1. Pesquise muito

Esta dica se aplica não só para os itens acima, como para tudo que envolver a sua viagem. Seja nas passagens, na hospedagem, na alimentação ou no seguro viagem, quanto mais você pesquisar, maiores as chances de conseguir economizar. Hoje, há diversos sites que permitem que você compare e compre online, facilitando e muito a busca e a comparação de preços. Assim, será possível encontrar aquele que atende as suas necessidades, sem doer no bolso.

  1. Defina suas prioridades

Sua prioridade é visitar o máximo de lugares possíveis, ou visitar aquele museu histórico? Quer experimentar os melhores restaurantes da cidade ou fazer compras na feira de artesanato do vilarejo? Seja qual for a sua escolha, definir prioridades, certamente, te ajudará a economizar. Um bom planejamento vai garantir que você tenha tempo e dinheiro para fazer tudo o que sonhou, sem deixar nada de lado.