Nos dias de hoje é praticamente impossível ficar sem um seguro automotivo. Os índices de roubo, furto e acidentes de trânsito são altos e nada melhor do que manter o seu auto assegurado para você ficar mais tranquilo e ter menos prejuízos, em casos de sinistros e outras situações.
Você não tem um seguro automotivo ainda ou está querendo trocar de empresa seguradora? Então, saiba que uma série de documentos precisa ser providenciado e entregue à empresa, antes da efetivação do contrato.
Para facilitar esse trabalho, veja, se a seguir, quais são os documentos necessários para o seguro auto. Assim, você já providencia a documentação com antecedência.
Documentos necessários para o seguro auto
Para fazer um seguro automotivo, as empresas seguradoras costumam requerer os seguintes documentos:
- RG,
- CPF,
- CNH (Carteira Nacional de Habilitação),
- Comprovante de residência,
- Certificado de Registro e Licenciamento do veículo (CRLV),
- Certificado de Registro do Veículo (CRV),
- Nota Fiscal de compra, em caso de auto recém adquirido, com a data de saída da loja/concessionária.
Atenção! Confira com a empresa seguradora ou o corretor de seguros se há outros documentos a serem entregues e se será preciso apresentar cópias autenticadas dessas documentações descritas. Caso necessite de cópias autenticadas, providencie a autenticação dos documentos em um Cartório de Registros e Notas.
Depois de entregar os documentos, você provavelmente deverá preencher a proposta da empresa seguradora, onde constarão as cláusulas do contrato. Leia-as todas com atenção, antes de assinar o contrato.
Um questionário também lhe será fornecido. Nem pense em omitir ou mentir informações. Pois, se o dado incorreto for descoberto (e geralmente é), você pode ser prejudicado perdendo coberturas do seguro automotivo ou mesmo ter o seu contrato rescindido pela empresa – além de poder prejudicar sua imagem perante a outras empresas seguradoras, que podem se negar a fechar um contrato de seguro automotivo com você.
Além disso, tudo o que você preencher e assinar para aa empresa seguradora, exija uma cópia. Também peça comprovantes de pagamentos, caso sejam efetuados no momento da efetivação do seguro automotivo do seu veículo.
Vale ainda verificar se a empresa possui algum material fácil de transportar, onde constem os contatos da seguradora para telefonar no caso de problemas, como sinistros. Isso facilita muito o acesso a empresa em casos de acidentes, roubos, furtos, etc.
Alguns cuidados aos contratar um seguro automotivo
Além dos documentos necessários para o seguro auto, fique por dentro de alguns cuidados que é preciso ter antes de fechar contrato com uma empresa seguradora. Confira a seguir:
- Procure por empresas seguradoras já conhecidas no mercado.
- Leia e fique atento a todas as cláusulas do contrato do seguro automotivo. Tire as eventuais dúvidas com a empresa ou com o corretor de seguros. Apenas assine e feche o negócio com todas as informações esclarecidas.
- Consulte as principais normas da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), para saber se as regras praticadas pela empresa seguradora estão em conformidade com a legislação vigente. No site da SUSEP é possível ter acesso as principais informações em relação as regras do seguro automotivo.
- Informe a empresa seguradora no caso de outras pessoas conduzirem o veículo segurado com frequência. Assim, as coberturas e assistências passam a ser estendidas para problemas que aconteçam com o veículo assegurado, com tais pessoas na direção dele.
- Se possível, conte com a assistência de um corretor de seguros. Esses profissionais facilitam alguns processos de contratação do seguro automotivo, além de esclarecerem dúvidas.
- Como já mencionado, jamais minta ou omita informações à empresa seguradora.
Mantenha a sua tranquilidade e a segurança do seu veículo com um seguro automotivo!
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