O colesterol alto pode aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas. Muitas vezes, é o resultado de decisões de estilo de vida sedentárias e má alimentação. Saiba quais são os melhores suplementos para colesterol.

Causas do colesterol alto

O colesterol alto é causado por ter muito de uma substância gordurosa no sangue. Ele possui duas categorias – LDL (colesterol “ruim”) e HDL (colesterol “bom”). De acordo com a American Heart Association, “Especialistas acreditam que o HDL age como um limpador, levando o LDL (mau colesterol) para longe das artérias e de volta para o fígado, onde o LDL é quebrado e passado do corpo”. O colesterol “ruim” em excesso pode aumentar o risco de sérios problemas de saúde, como estreitamento das artérias, ataque cardíaco e derrame, enquanto o colesterol “bom” pode proteger contra esses riscos. Evidências sugerem que os ômega-3 encontrados no óleo de peixe podem desempenhar um papel na redução dos triglicerídeos e no aumento do colesterol HDL.

Como controlar o colesterol ruim

Redução de gorduras saturadas

Gorduras saturadas, encontradas principalmente em carnes vermelhas e laticínios integrais, aumentam o colesterol total. Diminuir o consumo de gorduras saturadas pode reduzir o colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade) – o colesterol “ruim”.

Eliminar as gorduras trans  

As gorduras trans, às vezes listadas nos rótulos dos alimentos como “óleo vegetal parcialmente hidrogenado”, são frequentemente usadas em margarinas e biscoitos comprados em lojas, biscoitos e bolos. As gorduras trans aumentam os níveis globais de colesterol. Coma alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 – que não afetam o colesterol LDL. Mas eles têm outros benefícios saudáveis ​​para o coração, incluindo a redução da pressão arterial. Alimentos com ácidos graxos ômega-3 incluem salmão, cavala, arenque, nozes e sementes de linhaça.

Aumentar a fibra solúvel

A fibra solúvel pode reduzir a absorção de colesterol na corrente sanguínea. Fibra solúvel é encontrada em alimentos como aveia, feijão, couve de Bruxelas, maçãs e peras.

Adicionar proteína de soro de leite na alimentação

A proteína de soro de leite, que é encontrada em produtos lácteos, pode ser responsável por muitos dos benefícios à saúde atribuídos aos laticínios. Estudos mostraram que a proteína do soro dada como suplemento diminui tanto o colesterol LDL como o colesterol total, assim como a pressão sanguínea.

Suplementos que ajudam a aumentar o colesterol bom

Além do mais conhecido, Ômega 3, existem outros suplementos que ajudam a aumentar o colesterol bom:

Spirulina

Considerada por muitos como um “super alimento”, a spirulina é uma alga que possui altos níveis de proteína e conteúdo vitamínico.  Contém propriedades antioxidantes e de combate à inflamação que ajudam a perder peso e a melhorar a saúde intestinal. Em um estudo de 2018, um grupo de pesquisadores gregos que deram a 52 adultos com colesterol alto 1g de Spirulina por dia durante três meses.  No final do estudo, os níveis médios de colesterol ruim, diminuem significativamente.

Lecitina 

A lecitina é uma gordura essencial para as células do corpo. Pode ser encontrado em muitos tipos diferentes de alimentos e pode ser tomado como medicamento. Alguns benefícios da lecitina podem tratar distúrbios de memória, demência e Alzheimer.  Em um estudo de 2008, os participantes tomaram 500mg de lecitina por dia. Após 2 meses, o colesterol total médio foi reduzido em 42%. Às vezes, apesar de fazer escolhas saudáveis ​​de estilo de vida, tomar suplementos e usar outros produtos para baixar o colesterol, você ainda precisa de ajuda para reduzir seus níveis de colesterol ruim. Se o seu médico prescrever medicamentos para reduzir o colesterol, tome-o como indicado, continuando a focar em um estilo de vida saudável. Não se esqueça de informar o seu médico se você decidir tomar um suplemento, pois ele pode interagir com outros medicamentos que você toma.