Normalmente, quando pensamos na área da educação, a imagem do professor vem à nossa mente, entretanto, tal área é bem ampla, e abrange diversas profissões, nas quais, a maior parte da sociedade ainda desconhece!

Entretanto, caso você faça parte desta grande parte da sociedade, é seguro afirmar que, depois daqui, tais estatísticas irão mudar! Aqui você irá aprender tudo sobre a área da educação, como seguir uma carreira na mesma, quais possibilidades e vagas existem, e quanto você consegue ganhar com as mesmas.

Vale lembrar que, a área da educação, não engloba somente aqueles profissionais que ensinam diretamente algo para outras pessoas (normalmente, os alunos), mas também, engloba todas as pessoas que fazem deste processo possível, ou que auxiliam no mesmo.

O que abrange a área da educação?

A área da educação, é uma das áreas mais amplas existentes, podendo englobar diversos profissionais, com diferentes objetivos e funções, nas quais você verá logo abaixo!

Não se limitando somente às escolas e professores, a área da educação também conta com profissionais aptos a trabalhar na gestão escolar, treinar equipes em empresas, auxiliar na criação de softwares ou jogos educativos ou desenvolver materiais didáticos, nos quais ajudam no desenvolvimento de alunos, além de também, os professores, nos quais já foram citados.

Como foi possível perceber, a área da educação é extremamente ampla, fazendo com que, sempre tenha uma função ou vaga perfeita para aqueles que gostariam de adentrar na mesma, mas que não se imaginam como professores.

Como seguir uma carreira educacional

Algo que milhares de pessoas ainda têm dúvida, é em como seguir uma carreira na área da educação, entretanto, não chega a ser nada muito complexo, ou que saía do que já é esperado.

Para conseguir seguir uma carreira educacional, como já é esperado, é necessário que você esteja formado, ou cursando, pedagogia, na qual é uma graduação com a duração de 4 anos, onde você sairá totalmente preparado para lidar com questões pedagógicas, e assim, poder trabalhar na área da educação.

Também vale citar que, após a sua formação, você deve pensar em alguma especialização, na qual você pode descobrir qual deseja fazer durante a própria faculdade, ou para outras pessoas, somente quando já estiver trabalhando, algo que é muito comum.

Entretanto, seja antes ou depois de começar a trabalhar, é de extrema importância que você escolha e faça uma especialização, para que você possa chegar exatamente naquele cargo que você tanto quer.

Também é importante citar que, existem alguns cargos, como auxiliar administrativo em escolas, nos quais, não necessitam que você seja formado em pedagogia, entretanto, tal formação pode ser um grande diferencial para você, quando comparado com os outros candidatos à vaga!

Escolha um segmento

Como foi citado mais acima, é de extrema importância que você escolha um segmento, ou seja, um objetivo, onde você quer chegar, e com isso, você se especialize para poder exercer a função deste segmento!

Lembre-se, é de extrema importância que você não pare de estudar após a conclusão da sua faculdade, sempre busque evoluir mais e mais, para que assim, você seja um grande sucesso, tanto na sua carreira, quanto como uma inspiração para os alunos.

Alguns dos segmentos que você pode seguir, após a faculdade, serão citados logo abaixo:

Educação escolar

Como já é esperado por todas as pessoas, a educação escolar se refere aos professores, nos quais, tem como objetivo, educar e ensinar os alunos.

Educação corporativa

A educação corporativa se baseia em auxiliar e treinar equipes de empresas, nos quais, ainda não têm a experiência exigida para exercerem suas funções sozinhos.

Educação digital

Uma das práticas e segmentos que mais cresceram por conta da pandemia, a educação digital se refere a ensinar e auxiliar, sejam alunos ou equipes, de maneira tecnológica, utilizando um método de ensino baseado na tecnologia.

Magistério

Magistérios se referem a professores, entretanto, não professores comuns, mas sim, aqueles que querem focar nas crianças mais novas, como as que podemos encontrar em creches e pré-escolas

Ongs

Na atualidade, existem diversas ongs nas quais tem como objetivo, auxiliar os alunos no processo de aprendizagem, na qual, acaba também se tornando um bom segmento.

Educação especial

A educação especial é o objetivo de muitas pessoas na atualidade, no qual, focam em ensinar alunos nos quais têm alguma deficiência, ou necessitam de alguma atenção a mais.

Pedagogia hospitalar

A pedagogia escolar veio para poder auxiliar aquelas crianças que acabam passando tempos nos hospitais, fazendo com que, a mesma se sinta mais incluída, e consiga aprender alguma coisa naquele ambiente.

Psicopedagogia

Tal segmento existe para poder identificar, diagnosticar e tratar problemas de aprendizagem, na qual milhares e milhares de crianças sofrem.

Capacite-se

É de extrema importância que você entenda o grande papel e influência que você terá, em relação aos seus alunos ou equipe, portanto, é de suma importância que você se capacite da maneira correta, seguindo tais passos:

Adquira experiência

Adquira experiência, seja estudando, ou no próprio trabalho, busque sempre experiência para evoluir na sua profissão, na qual, fará com que a equipe ou alunos que você está encarregado, evoluam juntos com você

Trace um plano de carreira

Seja ambicioso, trace um plano de carreira, planeje onde você quer chegar, e corra atrás destes objetivos, é de extrema importância que você nunca pare de estudar e aprender!