Os profissionais de elétrica estão sempre envoltos entre fios, aparelhos que medem voltagem e consertando ou desenvolvendo projetos elétricos complexos e muito bem elaborados. Esses profissionais são importantes em todas as áreas da construção civil, seja em pequenas residências, apartamentos, até empresas e grandes mansões.

A eletricidade se tornou uma necessidade que não conseguimos mais ficar sem, e por esse motivo, é tão importante ter profissionais preparados para trabalhar com ela. A NR 10, é a Norma Regulamentadora que estabelece a segurança desses profissionais e a garantia que os serviços elétricos, assim como os produtos relacionados estejam em ótima qualidade e sejam seguros para manter a saúde e tranqüilidade de quem usa e principalmente dos eletricistas.

NR 10

A Norma Regulamentadora 10 é uma das muitas normas que estabelecem regras para segurança e saúde dos profissionais de várias áreas, e no caso da NR 10, garante o exercício da profissão de eletricista da forma mais protegida e saudável possível. A NR 10 abrange as 4 principais fases da geração de energia:

  • Geração;
  • Transmissão;
  • Distribuição;

Todas etapas que correspondem ao projeto elétrico até sua implementação e manutenção, seguem as regras da NR 10. Em qualquer instalação elétrica e manutenção, medidas preventivas devem ser o foco para garantir que o serviço seja de alta qualidade e principalmente, as pessoas envolvidas possam trabalhar tranquilas.

Riscos E Cuidados Da NR 10 Para Proteção Do Eletricista

NR 10 Para Proteção Do Eletricista

Apenas um profissional qualificado poderá fazer instalações, reparos e tudo o que for necessário para um bom serviço elétrico. Além disso, deve ter sempre a supervisão de um superior e quando sozinho, deve garantir que todas as normas necessárias estejam sendo cumpridas.

Toda vez que o eletricista chegar ao local de trabalho, deve observar se está limpo e organizado e caso não, fazer isso. Dessa forma, garante que ferramentas sejam dispostas da maneira correta e a perca de materiais não aconteça. O Eletricista precisa usar equipamento necessário para exercer sua atividade, pois o não uso de luvas ou outros EPI obrigatórios, poderá oferecer riscos graves para sua vida e de outras pessoas.

O profissional precisa estar apto a exercer atividade de eletricista, já que o mal uso de ferramentas, a instalação errada e uma manutenção feita com falhas, pode desencadear vários problemas sérios de segurança e saúde para todos que tiverem acesso.

Muitos profissionais podem estar passando por problemas emocionais ou de saúde física e isso comprometer seu trabalho, por isso a NR 10 deixa claro que eletricistas devem ser constantemente avaliados para corroborar sua condição atividade.

Manuais de equipamentos elétricos devem ser usados pelos eletricistas sempre, e jamais ignorados. Cada fabricante tem uma forma de uso para seus produtos, por isso é importante que o eletricista conheça cada um e assim, garanta a segurança e qualidade do serviço.

Erros são comuns e podem acontecer, é um fato e por isso a NR 10 existe para garantir que esses erros sejam evitados ao máximo, se tornem cada vez menores. É responsabilidade do eletricista observar todas suas ações para que ao final, possa concluir que não deixou qualquer falha para trás e que todos os testes estão corretos.

Conheça Mais Sobre A NR 10

Conheça Mais Sobre A NR 10

Para eletricistas que trabalhem em qual for o segmento, seguir a risca a NR 10, garante mais tranquilidade e segurança em seu trabalho diário. A NR 10 auxilia o profissional e assegura que ele ofereça um serviço de qualidade e que não comprometa sua saúde.

Por isso conhecer a NR 10 é fundamental para os profissionais elétricos. Aprenda mais com curso NR 10 que abrange todas as regras, obrigações, direitos e deveres para o exercício de eletricista com mais responsabilidade e proteção.