Nesse artigo, focaremos na criação de uma loja virtual: os principais pontos de atenção para que sua empresa seja bem sucedida.

Pontos de atenção na abertura da loja virtual

Os principais pontos de atenção são: plataforma, pagamentos e segurança.

Plataforma

A plataforma é uma das primeiras e mais importantes decisões a serem tomadas por uma pessoa que deseja montar sua loja virtual. Você sabe por que a escolha de uma plataforma é importante? Ela será a base de sua loja, ou seja, tudo aquilo que você construir estará apoiado nela, assim, é imprescindível escolher uma plataforma que possua qualidade e que seja flexível, podendo ser alterada conforme as suas necessidades e preferências.  

Há três tipos de plataformas disponíveis no mercado: as gratuitas, as de código fonte aberto e as pagas. Vamos explicar cada uma delas: as gratuitas são bastante limitadas e não permitem a customização da página, então, muitas vezes, você sente-se preso a determinado layout. Por sua vez, as de código fonte aberto são gratuitas, mas demandam maiores conhecimentos específicas na plataforma ou, até mesmo, que especialistas sejam contratados para fazer isso para você de uma forma mais profissional.  As pagas costumam ter suporte de qualidade e te oferecem a possibilidade de customizar a plataforma, mas cobram uma porcentagem da sua receita.

Pagamentos

A forma como você receberá os seus pagamentos é, sem dúvida, uma questão imprescindível em sua loja virtual para que esta gere receita e opere de uma maneira saudável. Para tanto, existem três formas para que você receba pagamento online. Atente-se a elas:

  • Intermediadores de pagamentos: os intermediadores são mais simples de utilizar que as outras opções e auxiliam o lojista a assumirem o risco de fraude e a fazer adiantamentos de recebíveis. Os intermediadores costumam cobrar uma taxa fixa por transação acrescido de variável sobre o valor da venda.
  • Gateways de pagamento: os gateways oferecem soluções mais robustas de pagamentos e garantem conexões mais estáveis com as redes de adquirência (como Cielo e Redecard)
  • Integração direta com a adquirente: nesta opção você possui contato direto com adquirente e pode negociar taxas livremente. Além disso, você tem controle de toda a experiência do usuário – o que pode ser bom ou ruim.

Segurança

Ao montar sua loja virtual, você se atentar à segurança por dois principais motivos: 

  1. Seus potenciais clientes se preocupam com isso; 
  2. Você deve proteger os dados de compra dos seus clientes.

Lembre-se que os potenciais clientes de sua loja virtual se preocupam bastante com a segurança das informações de compra, por exemplo, endereço completo, número de cartão de crédito, número de documento de identidade, entre outros. Por esse motivo, é fundamental que você demonstre que se preocupa com a segurança deles, já que isso deixará o seu usuário muito mais tranquilo e confortável no momento da compra. Além disso, caso você aceite transações diretamente na sua página, você deve se preocupar com as ferramentas de proteção de sua loja para que dados importantes de seus clientes não sejam informados a terceiros. Existem dois tipos de segurança fundamentais em todo e-commerce: SSL (Secure Socket Layer) e o Scan de Aplicação e IP.