A smart TV certa pode melhorar muito seu entretenimento doméstico, enchendo sua sala de estar com conteúdo sob demanda da Netflix , Hulu, Amazon Prime e outras empresas de streaming. Mas escolher o conjunto perfeito para seus hábitos de visualização significa decidir sobre a resolução da tela, tecnologia de exibição e, claro, a plataforma que servirá como o cérebro do dispositivo.

As especificações da Smart TV podem parecer confusas, mas nós o cobrimos. Aqui estão os principais fatores que você precisa considerar antes de você parte com seu dinheiro.

Tamanho

Uma das principais considerações para qualquer nova TV é o tamanho que você quer que ela seja. A resposta depende do tamanho do seu orçamento e do espaço físico em que você planeja instalá-lo.

Desenterrar alguma fita métrica e anote as dimensões da sala de estar ou quarto onde a televisão viverá. Mesmo se você medir a sala, você ainda pode ter problemas para imaginar como a televisão vai se encaixar. Para descobrir como dominar sua nova TV pode ser, você pode usar a realidade aumentada para vê-la no local , ou, mais realisticamente, simular painéis de papelão em uma variedade de tamanhos.

Além do tamanho da parede onde a televisão vai descansar, você deve considerar a que distância você estará sentado enquanto assiste: Os conjuntos na extremidade maior da escala vão sobrecarregar seus olhos se você estiver bem na frente eles.

Não existe uma maneira única e correta de calcular o tamanho de tela ideal com base na distância de visualização, embora fabricantes e especialistas ofereçam alguns conselhos . Se possível, visite uma loja local para avaliar tamanhos e distâncias por conta própria.

No final, você terá que confiar no seu julgamento – e talvez em um recorte de papelão ou dois – para escolher o tamanho certo.

Resolução

Assim como para um laptop ou um smartphone, a resolução da televisão refere-se ao número de pontos ou pixels que compõem a tela. Quanto mais pixels, mais nítida a tela – embora o tamanho da tela também afete a nitidez, porque o mesmo número de pixels em uma tela maior não parecerá tão claro.

Em 2018, a grande maioria dos cenários que você vê terá resoluções de 3840 por 2160 pixels, um tamanho conhecido como 4K. Você pode ver algumas empresas de televisão usando o termo Ultra HD, mas é basicamente a mesma resolução.

Se você está recebendo uma pequena TV, digamos abaixo de 40 polegadas , não vale a pena investir em uma resolução 4K porque simplesmente não será perceptível. Para algo maior que isso, no entanto, 4K é o padrão ouro atual.

Enquanto o 8K está no horizonte, essa resolução não chegará ao mercado por muito tempo ainda (se é que chega). Além disso, a menos que você esteja comprando uma televisão verdadeiramente gigantesca, você não notará realmente esses pixels extras.

Até mesmo a pioneira Netflix está apenas mudando para o conteúdo 4K, então o 8K ainda está longe. Qualquer aparelho de televisão com uma resolução de 4K o protegerá por muitos anos.

Tecnologia de exibição

Os monitores de televisão de hoje contam com duas tecnologias concorrentes: o onipresente LED LCD e o mais caro OLED. Tentar dizer qual é o melhor pode ser complicado, especialmente porque os fabricantes adicionam seus próprios ajustes e tecnologias proprietárias em cima de cada plataforma. Além disso, como as duas tecnologias continuam a se desenvolver, elas melhoram seus pontos fortes e minimizam suas fraquezas relativas. Aqui está um resumo (muito) geral de suas diferenças.

Plataforma de software

Agora que você determinou como ficará seu conteúdo, é hora de descobrir qual será esse conteúdo – o que significa pensar sobre a plataforma que alimentará sua televisão inteligente. Fabricantes como Samsung, LG e Panasonic empregam seu próprio software de TV inteligente; A Sony prefere principalmente a Android TV, fabricada pelo Google; e a marca de orçamento TCL conta com o software Kodi com lista IPTV .

No entanto, a plataforma realmente não deve ser um grande fator na sua decisão. Todas as plataformas de TV inteligente oferecem conjuntos semelhantes de recursos, incluindo acesso a grandes aplicativos como Netflix , Hulu e YouTube.

Enquanto você pode encontrar pequenas diferenças de plataforma para plataforma – Android TV e Roku têm a melhor seleção de aplicativos e, se você estiver familiarizado com esses sistemas de outros dispositivos, poderá se inclinar um pouco para um conjunto Sony ou TCL – essas variações são mínimas.

Tecnologia de melhoria de imagem

Descobrir o que você quer das especificações básicas que mencionamos ajudará você a restringir suas opções de smart TV. Com isso feito, verifique se os conjuntos da sua lista curta incluem alguns desses recursos de aprimoramento de imagem.

Outras características

Você está quase pronto para fazer sua escolha final, mas há mais algumas características a considerar antes de ir em frente e comprar.

Por exemplo, embora poucos fabricantes de televisões se concentrem na qualidade do som, essa funcionalidade terá um grande impacto no seu prazer de visualização. Os aficionados por áudio podem aguentar um padrão superior, como o Dolby Atmos, uma tentativa de criar uma experiência imersiva de som surround em sua sala de estar. No entanto, ele só estará disponível em determinados aparelhos de alto padrão – a maioria dos fabricantes de TV pressupõe que audiófilos sérios investem em uma barra de som separada.