As redes sociais são ferramentas poderosas para alavancar qualquer negócio. Por isso, elas devem ser bem utilizadas.

É comum ver grandes empresas, com grande potencial, mas que não utilizam tudo o que essas ferramentas podem proporcionar.

Por isso, criamos esse artigo com 6 dicas que podem aumentar os seus resultados nas redes sociais.

• Identifique em quais redes sociais o seu público-alvo está.

Faça um estudo para identificar quais são as mídias que o seu público mais utiliza. Dessa forma, você vai gastar recursos e tempo direcionando os conteúdos para o lugar certo.

Por exemplo, um negócio voltado para o público adolescente talvez não tenha muito sucesso se voltar suas ações e conteúdos para o Linkedin. Da mesma forma que um executivo de uma multinacional pode estar mais presente no Linkedin do que no Instagram, por exemplo.

Por isso, entender o comportamento da sua persona é o primeiro passo para que sua estratégia nas redes sociais dê certo.

• Utilize imagens de qualidade nas suas postagens

Os recursos visuais são extremamente importantes nas redes sociais, por isso a qualidade das imagens que você utiliza são essenciais, pois são elas que vão chamar a atenção do seu público para a postagem.

Não é necessário que você invista em fotógrafos e ensaios profissionais, pelo menos não no início. Existem centenas de bancos de imagens gratuitos onde é possível encontrar imagens maravilhosas para usar nos seus projetos.

• Seja consistente nas publicações

Se você busca engajamento com o seu público, é necessário que esteja sempre presente nas suas redes sociais, postando todos os dias, e de preferência mais de uma vez por dia.

Além disso, interagir nas redes sociais das outras pessoas e empresas, curtir, comentar, responder dúvidas, fazer perguntas, enfim. Realmente estar participando das redes sociais de forma satisfatória.

Uma dica é manter um calendário de publicações, para que seja mais fácil manter a organização e não se perder no meio de tantas tarefas a serem executadas no dia-a-dia.

• Saiba utilizar as redes sociais para levar tráfego para o seu site.

A maioria das empresas utiliza as suas redes sociais para atrair leitores para o seu site. Isso funciona muito bem, quando a ideia é atrair leitores para o blog da empresa, por exemplo. Fazendo isso, é possível aumentar o engajamento no perfil e também as visitas no seu site.

Por isso, distribua links para o seu site nas suas redes sociais, e lembre sempre de alimentar o seu site com bons conteúdos, para dessa forma conseguir atrair mais e mais visitantes.

• Faça sorteios e enquetes

Uma maneira ótima de conseguir mais engajamento e fazer as suas redes sociais crescerem é fazer concursos e enquetes. Elas estimulam as pessoas a convidarem outras pessoas e também a responderem.

Esse tipo de ação funciona muito bem para seguidores existentes e para atrair novos.

• Faça vídeos.

Vídeos geram muito mais engajamento do que fotos. Portanto, escolha um modelo de vídeos que você se identifica, pode ser vídeos animados, tutoriais, mensagens, dicas, enfim, são muitas opções. O ideal é escolher um que você se identifica e se sente mais confortável.

Certamente todas essas estratégias dão certo se levadas a sério e feitas seguidamente. O importante é entender que todo projeto tem um tempo para acontecer, e dessa forma ter paciência e consistência são essenciais para que todo projeto nas redes sociais dê certo.