Ser imigrante num país pode ser bem difícil no começo, mas pode ter inúmeros benefícios e ser uma experiência incrível. Dados do IBGE apontam que entre 2011 e 2019 o Brasil abrigou mais de 1 milhão de imigrantes em seu território, sendo 399.372 mulheres, geralmente as mais afetadas durante as crises em seus países de origem.

Os imigrantes que se encontram aqui atualmente são majoritariamente da América do Sul e Caribe, mais especificamente vindos do Haiti e Venezuela. Neste artigo apontar os benefícios de ser um imigrante nos dias de hoje.

Condições de vida e benefícios concedidos a emigrantes

Hoje, apesar de ainda termos casos de xenofobia registrados, os imigrantes são bem aceitos na maioria dos países. Ao se tornar um emigrante, ou seja, sair do Brasil para se aventurar em terras estrangeiras, você pode contar com alguns benefícios concedidos pelo governo para se manter e se sustentar por um período.

As condições de vida podem ser bem básicas no início, até que o imigrante se instale no país, consiga um emprego para melhorar suas condições de vida, mas há algumas coisas que não estão relacionadas ao dinheiro que fazem valer a pena o sacrifício, como a segurança, a educação, situação política, por exemplo.

Benefícios de migrar

Existem inúmeros benefícios ao sair do seu país de origem para tentar se instalar em outro. Certifique-se de fazer tudo com segurança, tendo um fundo emergencial financeiro, estar em dia com suas obrigações civis em seu país de origem, documentos legalizados, como passaporte, para evitar problemas perante uma lei de seu país de destino. Abaixo listamos os principais benefícios em se tornar um imigrante.

Segurança

Não há nada que traga mais conforto do que poder ir e vir com sua segurança garantida. Um policiamento sério e taxas baixas de criminalidade. Este é um dos principais motivos pelo qual muitos emigraram do Brasil para viver em outros países.

A Islândia, por exemplo, ocupa o topo da lista como o país mais seguro do mundo desde 2008. Lá é comum ver crianças sozinhas brincando na rua, ou ver pessoas aceitando carona de desconhecidos. Isso nos parece muito absurdo, não é? Mas é comum no país, que possui 331 mil habitantes, e conta com um baixo índice de desigualdade social e, por consequência, uma taxa de criminalidade baixíssima.

Trabalho

As muitas oportunidades de trabalho também são um ponto muito atrativo para imigrantes. As áreas de serviços gerais, hotelaria e turismo são as áreas que mais contratam imigrantes.

Com salários mais altos do que os oferecidos no Brasil, alguns países dão ao imigrante um forte poder de compra, e isso pesa muito na hora de decidir ir para outro país ou não. Muitas pessoas saem do país para viver como imigrantes por um período apenas, com o objetivo de levantar um fundo financeiro muito mais rápido do que se conseguiria no Brasil, e retornar ao país para adquirir o que tanto deseja.

Saúde

Apesar de o Brasil ser o único país com mais de 100 milhões de habitantes possui um Sistema de saúde público (SUS), há outros países do mundo afora que também oferece o serviço de forma gratuita, com qualidade e eficiência. No Canadá e na Espanha, por exemplo, os sistemas de saúde são públicos e considerados muito satisfatórios.

Podemos citar também um Sistema Nacional de Saúde , o Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido, Uma Instituição de Muito Respeito da qua OS Nativos sentem Muito Orgulho.

Infelizmente, a maior economia do mundo, os Estados Unidos, não conta com um sistema de saúde público. Lá, o sistema é privado e gera uma grande desigualdade social, pois nem todos são capazes de arcar com essas despesas. Então, se seu objetivo é se tornar um imigrante no país, é bom estar preparado financeiramente para contratar um plano de saúde.

Serviços

Muitos adaptadores costumam receber imigrantes de braços abertos na área de serviços gerais, com vendedores, recepcionistas, camareiras, garçons etc. dos trabalhadores nativos.

Experiência

Uma experiência adquirida em viver em outro país como imigrante e impagável. Você estará em contato constante com pessoas de culturas diferentes, hábitos alimentares, credo religioso, modos de se relacionar, entre outros pontos que podem ser muito enriquecedores. Essas experiências não se podem contar, pois elas são muitas e de um valor inestimável.

Idioma

E por último, mas não menos importante, a riqueza do idioma. Sem dúvida, o imigrante irá adquirir um conhecimento no idioma que nenhum falante de outra língua que não tenha uma vivência internacional terá.

A imersão no idioma é algo valioso, traz um aperfeiçoamento na prática, te faz conhecer gírias, usos de linguagem que você não aprenderá em nenhum curso. Portanto, esse é um benefício extremamente valioso em se tornar um imigrante.

Agora que você já sabe quais são os benefícios de se tornar um imigrante, compartilhe com seus amigos que um dia sonham em migrar Brasil afora!